quarta-feira, 21 de abril de 2010

É só mais um pela goela abaixo!

Isto de ter passado muito tempo sem computador, deixou-me mais preguiçosa para escrever. Mas hoje tomei coragem para contar o que vamos agora fazer com o Matias. No Sábado passado passei pela Liga para falar com a veterinária, para saber o que tinham decidido em conjunto com o veterinário do Hospital Montenegro.
Ora bem, a melhor hipóteses pareceu-lhes a introdução do Diazepam (Valium) para ver se conseguimos diminuir as luminaletas. A hipotensão fica um bocadinho de parte já que os comprimidos custam 30 euros. Vamos lá tentar o Valium que sempre é mais baratinho e está indicado como anticonvulsivo. Comecei a dar-lhe na segunda-feira, dia 19, e ele tem andado bem. Só um bocadinho mais sonolento porque ainda está a tomar as duas luminaletas e meia e o brometo de potássio.
Esta gato não vai morrer da doença mas parece que vai morrer da cura!
A partir de amanhã não vou estar em casa e hoje estive a fazer as doses dos comprimidos para a minha mãe lhe dar às horas certas. Como ela nem se lembra se já tomou os comprimidos dela ou não, achei melhor deixar tudo dividido, embrulhados em papéis com a indicação do dia e da hora. Senti-me num hospital psiquiátrico a dar as doses aos pacientes :)
Sao 3 tomas por dia, na primeira toma é uma luminaleta mais 1/4 de diazepam, na segunda toma é só meia luminaleta, na terceira toma é uma luminaleta, 1/4 de diazepam e a cápsula do Brometo.
O que vale o Matias já está habituado a abrir a goela ;) Na semana que vem já começamos a diminuir o Brometo e depois vamos tentar diminuir as luminaletas.

Também falei com a veterinária acerca da castração porque a semana passada ele andava doidinho com as gatas e não me deixava o braço direito em paz (o gajo é de direita he he), e ela ficou um bocado reticente, uma vez que o Matias já tem problemas urinários. A castração pode agravar a situação dele. Mas, a castração seria boa uma vez que o cio faz com que aumente a probabilidade de ter convulsões. Enfim, fiquei numa dúvida cruel. Quero o melhor para o bicho, não quero piorar a situação! A veterinária perguntou se ele comia bem a ração da Urinary, eu disse que sim, as 55 g diárias mal lhe chegam para satisfazer a fome :) Então decidimos marcar a castração para a próxima quarta-feira, dia 28!
Anda lá animal, que para a semana que vem já mias mais fino he he

Agora vou ausentar-me até Domingo e já estou a bater mal... tanto tempo sem lhe pôr a vista em cima. Só espero que se porte bem e não tenha nenhum ataquezinho na minha ausência, senão a minha mãe vai andar à nora e ela bem precisa de descanso. Mas olha... ela é que quis um gatinho cá para casa, aguenta-te à bronca Maria Amélia :)

Beijos e até breve!

8 comentários:

Cupcake disse...

Esse gato deve estar mesmo possuído. Nunca vi tal coisa.
Relativamente às infecções urinárias, o meu gato também sofria disso, até passar a beber água engarrafada. Chegamos à conclusão que a água da torneira da minha zona é muito calcária e faz com que o gato tenha mais infecções urinárias.
As melhoras para o gato Matias.

Anónimo disse...

Matias amigo,não tenhas medo da castração. Claro que assusta saber que nos vão tirar os tim tins, mas a parte boa é que podes ir "pra zona" na mesma e não vais ter as gatinhas todas a bater-te à porta com os filhotes ao colo a dizer que és o pai e a porem processos em tribunal a pedir pensão de alimentos....

Relax.....

Somos machos o suficiente para viver sem tim tins ;)

justme disse...

Isso é só porque o bichinho te ocupa o braço direito?
Não sejas assim mulher!
Brincadeira, os meus cá de casa estão todos castrados.
Espero que acertem realmente na medicação. Tens sorte dele já estar acostumado a abrir a goela, os meus quase que tenho que anestesiá-los 1º.
Bjs.

ameixa seca disse...

Cupcake, desde que o Matias começou a ração da royal nunca mais teve problemas e espero que não piore depois da castração :)
Theodoro, espero que o Matias sossegue e não vá para a zona muitas vezes :) Eu quero-o imune ao cio he he
Justme, a medicação está a pô-lo muito adormecido, os movimentos andam mais lentificados e hoje teve uma convulsão. Estou que não sei o que fazer... Mas tenho esperança :)

Luna disse...

Vais ver que ele vai melhorar, tem de melhorar, pior é difícil!!! Pobre Matias, não tem sorte nenhuma, além de bater com o focinho no chão de vez em quando, agora vai deixar de bater nas gatas... :P ontem descobrimos que uma das minhas cadelas tem epilepsia, fantástico, mais uma possuída! Foi o segundo ataque dela, agora vamos fazer exames para confirmar mas pronto, mais uma louca em casa :s beijinhos

xunandinha disse...

Coitadinho do Matias, espero que esta nova medicação resulte, quanto à ciurgia vai correr tudo bem.Beijinhos para ti e beijinhos felinos para o Matias.

Bombom disse...

No fim desta saga, tens material para um romance!Quem sabe, se nâo ganharias o suficiente para repor as economias em ordem(he,he)!
Em relaçáo aos problemas urinários dos gatos, eles geralmente são provocados pelas rações secas. Por isso é aconselhado darem-lhes muita água.Embora a ração que usas seja muito boa, não deixes de lha dar.
Desejo que os médicos "descubram" o melhor remédio ou tratamento para o Matias e que ele recupere depressa. Bjs. Bombom

ameixa seca disse...

Meninas, obrigada pela força positiva e pela simpatia :)